Yoga ao acordar. Para praticar ainda na cama.

A falta de tempo para praticarmos Yoga é comum a todos nós, daí a idéia de uma seqüência pequena e rápida para fazer ainda na cama.

Mas observe, apesar de simples, esta série contempla todas as posturas necessárias para uma prática de asanas (posturas) completa. Se quiser saber mais, acesse : Como montar sua prática de yoga:

Aqui a coluna movimenta-se em extensão, flexão, rotação, inclinação lateral e invertida.

Após esta sugestão, mantenha-se alguns minutos deitado, solte possíveis tensões e visualize um ótimo dia. Se interessar vá até   Uma seleção de músicas para seu relaxamento (Yoganidra)

Sente-se novamente e faça um respiratório (pranayama), ou simplesmente inspire em 4 segundos e expire em 8, sempre pelas narinas, observando o ar entrar e sair. Outra dica de pranayama você encontra aqui: Aprenda uma técnica de respiração do Yoga para se equilibrar .

Termine com uma meditação. Para orientações clique em Afinal, como eu faço para meditar? Passo a passo. Como fazer.


Algumas dicas para o yoga matinal.
*Prepare-se psicologicamente na noite anterior. faça um acordo com você mesmo de que na hora que o despertador acordar, não haverá desculpas, espreguice e inicie a seqüência.
*Coloque o despertador para tocar 10 minutos antes do habitual.
Outras dicas…. veja aqui Práticas de Yoga ao acordar  ou ainda Pequeno vídeo animado ensinando Surya Namaskar perfeito ao acordar

Obs:
Yoga é praticar a presença no aqui e agora, é posse de si. Mantenha-se atento a seu corpo, mente e respiração por toda a pratica.

Se tiver problemas na coluna, cuidado com a segunda postura (asana).
Problemas neuro/cardiológico ou glaucoma; não execute a sexta postura. Opte por apenas elevar as pernas, de preferência apoiada na parede e com toda coluna no solo. Leia mais em Observações e Cuidados ao praticar Yoga

Outras sugestões de práticas, xereta lá:
Dicas para implementar técnicas do Yoga durante a rotina diária.
Praticar Yoga? Como? Não tenho tempo!
Sugestão de uma prática de yoga básica.
Sûrya Namaskâra ou Saudação ao Sol, vamos praticar?
Uma prática de yoga rápida e descomplicada para fazer em casa.


E se quiser saber mais e receber nossos artigos, curta a nossa página aqui no FB. https://www.facebook.com/YogaNaPratica


Matéria de Jakeline Mejorado

19 comentários:

  1. Gostei muito do conteúdo do seu blog, parabéns Jakeline! E as ilustrações são uma graça... :)

    ResponderExcluir
  2. Pamela querida, fico muito feliz que tem gostado! Se você teve alguma dúvida ou quer sugerir melhorias no blog fique a vontade para nos falar.
    Estamos à sua disposição para fazermos do yoga na prática um espaço cada vez mais colaborativo, com ideias, formas e dicas para se ter o Yoga em prática !
    Um grande abraço e seja feliz!

    ResponderExcluir
  3. oi meu nome é Gilmar a muito tempo tive uma infância difícil e complicada tudo piorou na adolescência fui obrigado a madurecer nas decepções e nas aflições era muito agitado mais decidir da um basta nisso decidi me foca na meditação desde domingo que estou praticando mais comecei sentir os efeitos da meditação hj no 3 dia e estou amando praticar a meditação Yoga e pretendo continua pois quero ser normal poder dormir sem estresse poder cultiva as coisas boas da vida procurei muitas dicas de meditar e as faço de varias formas tanto deitado como sentado acho engraçado o efeito da meditação quando o corpo começo pensei que estava fazendo errado mais é normal é um sinal de que eu estou entrando no ritmo mais quero relaxa completamente uma hora ou outra eu consigo obg por sua atenção gostei muito do blog

    ResponderExcluir
  4. Olá Jakeline, amei suas orientações para nossa prática diária, o que é um grande desafio. Nesse post aqui, a ásana de número 5 tem nome? Ela é uma variação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo Cesar !! O asana que vc pergunta é uma variação de janushirshasana, seu nome é parivrtta janushirshasana.
      Abços
      Jak

      Excluir
  5. Olá Jakeline! Tenho praticado essa série nas últimas duas semanas e já tenho sentido a diferença!!! estou começando um blog sobre o mundo feminino e gostaria de saber se posso dividir essa série com as minhas leitoras, lógico, colocando os créditos e o link do seu blog.
    Adorei seu blog! Parabéns, conteúdo super interessante e de qualidade!
    Abraços e boa semana

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigada pelas dicas. Será que existe uma sequência assim ( pequena e rápida para fazer ainda na cama) indicada para grávidas?

    abraço

    ResponderExcluir
  7. Sofro de insonia a mais de 2 anos, porém, não quero me impregnar com medicamentos, estou tentando me livrar de uma forma natural.
    Li Yoga para Nervosos do Prof. Hermogenes e acredito que o Yoga pode me proporcionar esta cura.
    Você pode me dar mais algum conselho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Continue com o Yoga Renato, há vários estudos que mostram a melhora da insônia com a prática .

      Excluir
  8. Jakeline, primeiramente grata pelo conteúdo do blog e seu carinho em fazê-lo.
    tenho dificuldades em fazer o exercício dois dessa sequencia. você pode me dá uma dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, Samis, faça uma retro flexão simples, apenas levando o pescoço para traz, com leve curvatura da coluna.

      Excluir
  9. Olá, Jakeline! primeiramente, quero dizer que adorei o site :) as dicas são ótimas. No entanto, tenho um pouco de receio de praticar algumas das asanas pq acho que tenho cifose(conhecida como concurdez) , ainda não fui ao médico para ter certeza sobre isso, mas é visível a minha postura. Por isso o meu medo. Mas sei que pode ajudar. Só não sei qual a mais adequada para eliminar a tensão na coluna.

    ResponderExcluir
  10. Jakeline,Parabéns
    Amei seu blog, encontro todas as respostas que procuro
    Namaste♡

    ResponderExcluir
  11. Boa noite Jakeline! Achei muito interessante as dicas do seu blog. Sempre tive vontade de fazer yoga, porém eu achava que era uma coisa chata, ao ler sobre o assunto percebi que é muito bom para a saúde. Parabéns

    ResponderExcluir
  12. Oi! Manter quanto tempo em cada posição?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gi, experimente por 3 respirações e vá adequando o quanto for confortável .
      Abraço!

      Excluir
  13. ola, qual é o nome dos exercicios 5 e 6?

    ResponderExcluir