Observações e Cuidados ao praticar Yoga


Observe:

Cuidado; desconforto exagerado ou dor geralmente indicam que você ainda não esta pronto, ou esta executando  a técnica errado. Vale criar adaptações, treinar técnicas preparatórias para tal, consultar um instrutor.

Não seja demasiado rígido com você e sua prática. Frustações por não conseguir executar alguma técnica, ou por não estar praticando na frequência ou em determinada situação que gostaria, levam a um desgaste energético , um desanimo que só compromete o seu dia a dia nesta proposta. Seja flexível, observe-se mais, avalie com sensatez o que esta acontecendo e reformule seus objetivos para a prática. O yoga deve ser prazeroso, desejado e não mais uma obrigação em sua agenda. Torne- o mais simples se necessário, mas mantenha a constância.

Ao executar asanas (posturas) , a respiração deve ser a mais fluida e natural possível, sempre nasal, por isso, observe para não parar de respirar quando enfrentar falta de flexibilidade ou exigência de força maior.


Cuidados:

-Tenha um instrutor habilitado para te orientar.
-Faça um exame médico. Situações como Pressão arterial, glaucoma, doenças cardiológicas, problemas na coluna, gestação, entre outras, permitam a execução       ou exigem adaptações de determinados asanas.
-Seja gentil e cauteloso com seu corpo, mas exigente no que for possível.
-Não tente asanas sem um conhecimento ou orientação prévio.

E se quiser dicas de práticas, acesse estes links:
Mas afinal... Na prática, o que é o Yoga?  
Como montar sua prática de yoga:
Práticas de Yoga ao acordar 
Mas o Yoga é para todos?
Experiência meditativa
Dicas para praticar Yoga em casa e manter a disciplina. (1˚ parte)  
Veja esta Sugestão de uma prática de yoga básica. com fotos e passo a passo de uma prática completa e Uma prática de yoga rápida e descomplicada para fazer em casa.

Obs: Imagem retirada da Internet

Um comentário: