Afinal, como eu faço para meditar? Passo a passo. Como fazer.

Sobre meditação, bastaria dizer...

-Não tem que entender. Tem que sentir e estar presente.
Estar em silêncio.
Sem desejo, ou expectativa de chegar a algum lugar, ou de melhorar,  se consertar, ou se iluminar...
Sem participar dos conteúdos da mente, sem julgar. Ficar indiferente a eles.
Apenas ser e estar em si. Estar em seu centro. Sem atividade da mente. 

Simples! Sem esforço. Em um estado de não fazer.
Osho diz : “Onde a mente acaba, a meditação começa... Ela  esta lá, é sua natureza, não precisa ser conquistada, basta que seja lembrada. É você, é o seu ser.”

Mas...
Somos ocidentais, tão estranhos para nós mesmos. 
Precisamos de explicação, manual , dicas, evidências, estudos, porquês. Pelo menos por enquanto, é assim que funcionamos.

Então, comece assim.

O que é fundamental:
-Esteja presente e atento a si para não se perder em devaneios da mente. Pensamentos vão surgir o tempo todo, é normal, nossa mente é viciada em conteúdos, não brigue com eles ou tente forçar para não pensar, não acrescente ou participe do que vai surgindo. Apenas seja um espectador.
-Não crie expectativas, isto irá gerar ansiedade e tensões em sua mente.

Dificuldades que irão surgir:
Ao se tentar meditar, a primeira coisa que percebemos é o quanto não temos controle sobre nossos pensamentos. Nossa mente trabalha incessantemente, compulsivamente, alternando de um a outro pensamento, não desanime com isso, com a prática será mais possível que a mente se aquiete. Mesmo assim, cada dia será diferente, dependendo do seu estado emocional, portanto, dias melhores, outros piores acontecerão. Em qualquer situação, seja gentil com você, volte ao que você se propôs concentrar ou contemplar.

Dor nas costas, nos joelhos, coceira, cansaço... 
São outras possíveis distrações que podem ocorrer. Neste momento, apenas observe, não se envolva se entregando a elas ou tentando reprimi-las. Elas vão desaparecer se não alimenta-las, volte ao foco. Ajeite a postura se necessário.

Frustação por achar que não consegue meditar, só aumenta a ansiedade, se dê uma chance, seja paciente consigo , não crie expectativas. Apenas fique presente em si.

A meditação não deve ser encarada como mais uma das tarefas ou obrigações que temos no dia , pense como um momento seu, um exercício para se conectar com sua essência, e a oportunidade de não ter que pensar, ou resolver, ou fazer absolutamente nada, apenas estar, ser, estar presente com você.
Além de viciados em pensar , somos viciados em fazer, e muito das nossas crenças de como viver baseiam-se nisso, com nossa identidade e conhecimento de si baseado no que fazemos. Parar, não fazer nada, só observar confrontam e incomodam estes condicionamentos.



Como fazer:
Formas, ou tipos de meditação
Você pode escolher concentra-se em alguma destas opções:

-Observar sua respiração. 
Ficar atento ao ar que entra pelas narinas e expirar lentamente. Lembre-se , a respiração deve ser nasal. Ao equilibrar nossa respiração, equilibramos nossas emoções. Estabeleça um ritmo, pode começar inspirando em um tempo, e expirando o dobro deste tempo, dentro do confortável.

-Concentra-se em uma vela
Observar a chama, sem criar conteúdos mentais, só observar.

-Concentrar-se em um som ( o tic tac do relógio , um instrumento especifico de alguma música, por exemplo), um mantra , no OM.  Se quiser aqui disponibilizo OM -Audio em mp3 para meditar 

-Em uma mandala ou  visualizando alguma forma geométrica.

-Em um chakra

O importante é não se deixar levar por ideias que vão surgindo. A questão não é tentar não pensar e sim não se identificar com estes pensamentos. Deixe os ir como quem só observa  e volte ao foco.
Teste as várias opções acima e veja qual você se identifica mais. A partir dai, siga sempre com este mesmo foco. Este pequeno video é bem legal, segue o link: Meditação em 1 minuto (vídeo)

Frequência e tempo: 
-Aqui é mais importante manter a frequência do que tentar permanecer por muito tempo, então inicie com 2 minutos diário, lembre-se, o importante é criar o habito. Depois vá aumentando os minutos e a frequência para 2 vezes ao dia .
-Para manter a disciplina, determine qual horário é mais conveniente.
Uma dica, é associar a prática da meditação imediatamente após uma atividade rotineira especifica. Exemplo? após acordar, ou após escovar os dentes, ou antes da pausa para o café, enfim.
-Ter um timer facilita para não ficar preocupado com o tempo corrido.

Local: 
Sem dúvida,  podemos meditar em qualquer lugar, desde uma fila de banco até lavando louça, mas para criarmos um ritual, ter um local determinado ajuda muito.
Um canto, na medida do possível mais reservado, menos barulhento, com menos interferências seria o ideal.

Postura: 
-Mantenha a coluna ereta, facilita a fluência energética, além de diminuir a chance de ter sono. Se for difícil, considere apoiar as costas em uma parede. 
-É necessário estar confortável para evitar distrações ou perturbações, cuidado com rigidez . Mas não fique relaxado de mais, isto também poderia causar sonolência. 
-O ideal é sentar em uma postura firme, com as pernas cruzadas, pode-se apoiar em uma almofada. Há várias variações de lótus, de uma pesquisada. Se for difícil ainda, sente–se em uma cadeira, apoie os pés no chão e mantenha a coluna ereta. Mãos uma sobre a outra, apoiadas no colo. 
-Para maior interiorização, feche os olhos

Meditação e Yoga
Preparamos o corpo, com Posturas (asanas), para chegarmos ao momento da meditação mais interiorizado, mais confortável, com menos oscilação do corpo. 
Praticamos exercícios respiratórios (pranayama) para equilibrar emoções, manejar correntes energéticas para, após, na meditação, facilitar a presença em si mesmo.
Vivenciar estas técnicas, sem dúvida ,tornará a experiência meditativa mais eficiente .
Como montar sua prática de yoga. Comece já!


Efeitos da meditação. Por que meditar?
Faça porque ao superar nossos preconceitos e condicionamentos, você verá que é muito bom estar com você mesmo. Em um momento que a única coisa a fazer é Ser. É um instante único, privilegiado, que precisa ser conquistado. Invista. Você merece e precisa!

Benefícios?  A mídia cada dia divulga estudos que comprovam. Um vídeo muito interessante e que vale a pena dar uma olhada é  Meditação pode mudar seu cérebro. 
Veja também Yoga ao acordar. Para praticar ainda na cama.

Obs: imagem retirada da internet.


46 comentários:

  1. Gostei do poste, estou começando a meditar então tinha algumas dúvidas!! Ótimo blog parabéns Jakeline :)

    ResponderExcluir
  2. Quero fazer uma pergunta: Durante o minuto de meditação podemos pensar nos nossos desejos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Herlander, pensar em nossos desejos é bastante interessante quando utilizamos a técnica de mentalizações, de intenções. Ao meditarmos, o pensamento não deve ser estimulado, então aqui, não seria o caso.

      Excluir
  3. Parabéns pelo conteúdo do blog! Todas as explicações são muito didáticas para iniciantes como eu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Larissa! Qualquer duvida, ou sugestão, mande pra nós!!!!

      Excluir
    2. Ótimo comentário de fácil entendimento e simples, tudo de bom, obrigado!

      Excluir
  4. Gostei muito do post, procurei muito por uma explicação de como meditar, de um roteiro e finalmente, encontrei. Parabéns pelas suas palavras, suas explicações e suas dicas.
    Manoel Messias - 27 de dezembro de 2014.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Manoel ! Muita paz, disposição e energia para por em pratica todos os seus projetos em 2015.

      Excluir
  5. Jakeline me ajuda!
    Estou cursando o primeiro ano de Direito e estou com dificuldade de entender e estudar alguns livros, eu esqueço muito facilmente do que eu estudo e do que eu entendo, a meditação pode me ajudar a superar isso?
    Me dei algumas dicas o que eu faço!

    ResponderExcluir
  6. Sou muito ansiosa, e agora que estou grávida senti que isso está me prejudicando. Suas dicas foram muito importantes, comecei a praticar e ja me sinto mais tranquila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário! Seja sempre bem-vinda! Abraço. Namaste!

      Excluir
  7. As escrita me ajudou muito, eu estou meditando pq fasso Kung fu, e meditar é muito útil para realizar meus movimentos, eu consigo ver os movimentos do meu adversario antes que ele possa mostra-los fasso Yoga das 13:00 as 18:00 de olhos fechados e parado no mesmo lugar já to craque nisso e me ajudou muito obrigado Jakeline já estou quase Mestre :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário! Seja sempre bem-vindo! Abraço. Namaste!

      Excluir
  8. As escrita me ajudou muito, eu estou meditando pq fasso Kung fu, e meditar é muito útil para realizar meus movimentos, eu consigo ver os movimentos do meu adversario antes que ele possa mostra-los fasso Yoga das 13:00 as 18:00 de olhos fechados e parado no mesmo lugar já to craque nisso e me ajudou muito obrigado Jakeline já estou quase Mestre :D

    ResponderExcluir
  9. As escrita me ajudou muito, eu estou meditando pq fasso Kung fu, e meditar é muito útil para realizar meus movimentos, eu consigo ver os movimentos do meu adversario antes que ele possa mostra-los fasso Yoga das 13:00 as 18:00 de olhos fechados e parado no mesmo lugar já to craque nisso e me ajudou muito obrigado Jakeline já estou quase Mestre :D

    ResponderExcluir
  10. Obrigada
    Suas palavras são muito explicativas!
    Passei a entender que meditação é simples e possível a qualquer um !

    Namaste

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo Edilza!
      Seja sempre muito bem vinda ao blog!!!

      Excluir
  11. Eu ainda nao percebi....no que tenho de pensar enquanto estou a fazer yoga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure transferir o foco do pensamento para o sentir. Se observe internamente,apenas sinta e deixe os pensamentos em segundo plano.

      Excluir
  12. o que é a meditação transcendental

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde! Tenho uma dúvida sobre o tempo para a meditação. De início é melhor começar por 5min, 20min ou ir direto para 1hrs?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cinthia, o tempo é muito particular, então vá "se experimentando" inicie com 2 minutos e vá aumentando conforme sentir conforto na técnica, ok?!

      Excluir
  14. Jakeline, agradeço por compartilhar seu conhecimento com todos nós, pessoas que buscam iniciar os exercícios de meditação. Me senti até mais tranquilo e com uma boa energia, apenas pelo fato de lido esse post. Muitas vezes tenho dificuldade em me concentrar, de realizar tarefas que exige maior dedicação como desenhar ou ler. Espero poder conseguir alcançar um bom nível de concentração mesmo dedicando alguns minutos por dia, com os exercícios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Igor! Seja sempre muito bem vindo ao blog.
      e lembre-se sempre que tudo é uma questão de praticar, como vc disse, nem que por alguns minutos.
      Abraço!

      Excluir
  15. Olá! Belo conteúdo. Ajuda bastante. Tenho muita dificuldade de concentração. Existe algum link sobre meditação dirigida para ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jana, obrigada!
      Estamos providenciando uma meditação dirigida. Logo postamos ok?!
      Abraço

      Excluir
  16. Ótimo conteúdo parabéns. Estou começando a estudar e praticar meditação e confesso que estou amando e querendo compartilhar isso com todo mundo. Postei no meu blog algumas dicas para quem quer começar também com mais facilidade, são as maneiras que encontrei de me adaptar melhor e de tirar maior proveito. Parabéns pelo texto 👏🏽👏🏽👏🏽


    http://www.vidaaposdezoito.com/2015/12/aprendendomeditacao.html?m=1

    ResponderExcluir
  17. Obrigada Daiana, e isso mesmo, não deixe de praticar!

    ResponderExcluir
  18. Jakeline Mejorado. Você também podia colocar as posições para meditação, seria muito útil para todos. Obrigado Namatē

    ResponderExcluir
  19. muito bom paz interior eu vou atraz pois nunca é demais assim qe se faz! parabens Jakeline

    ResponderExcluir
  20. muito bom agradeço pelas dicas vou fazer kung fu e vai me ajudar muito obrigado jakeline :)

    ResponderExcluir
  21. Bom dia Jakeline,
    Tenho duas duvidas e gostaria de pedir sua opinião por favor:

    1- As vezes eu fico retornando pensamentos ruins como de arrependimentos de coisas que fiz no passado quanto minha cabeça não era tão madura e esses pensamentos ficam martelando minha mente, aparecem e depois somem as vezes demorando alguns dias depois que me perdoo. A meditação poderia me ajudar nisso?

    2- Mudando de assunto. Eu costumo dormir com um fone de ouvido escutando inglês. Quanto a parte médica a doutora disse que sem problemas, mas da parte de seu entendimento acha que isso pode me prejudicar?

    ResponderExcluir
  22. Oi, eu comecei a fazer medição seguindo este site. Eu quero saber uma coisa, quando eu medito de olhos fechados eu não penso em nada. Então eu estou fazendo certo ou errado ?

    ResponderExcluir
  23. Oi Jackeline Mejorando,
    Parabéns pelo seu Blog! Ele é excelente! Ótimas dicas! Não é fácil encontrar um local adequado para meditar na agitação das grandes cidades, por isso eu gravei um video de uma cachoeira na Chapada dos Veadeiros- Goiás- com som de pássaros, para quem gosta desse tipo de artifício para meditar.
    https://youtu.be/qowN2_WC_PQ

    ResponderExcluir
  24. Oi. Seu post me ajudou muito. Estou começando a praticar. Tenho uma dúvida. Faço primeiro a meditação e depois a yoga ou o contrário? Obrigada Luciana

    ResponderExcluir
  25. Oi Luciana, faça primeiro o yoga e depois a meditação okay ?!

    ResponderExcluir
  26. Muito didática a explicação, muito obrigado. Namastê!

    ResponderExcluir
  27. Olá, eu posso praticar meditação com todos os exemplos em cima? Ou só focar em 1 tipo como obedecer uma vela? E também áudios de Cachoeira, barulho da chuva podem ser executadas durante a meditação?

    ResponderExcluir
  28. Ótima iniciativa em promover informações que auxiliam a quem está iniciando a meditação é o Yoga, como é o meu caso.
    Parabéns e fique com Deus Jaqueline!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Mauricio pelo carinho!
      Seja sempre bem vindo .
      jak

      Excluir
  29. Olá Jakeline!
    Adorei a sua explicação! Muito obrigada! já fiz yoga e no fim sempre fazemos meditação como sabe muito melhor que eu, mas nunca tive uma explicação tão bem feita como a sua! PARABÉNS! Não basta ensinar, é muito importante saber ensinar!... Ainda não vi os videos, mas tenho a certeza que me vão ajudar imenso! Obrigada uma vez mais! NAMASTÊ.

    ResponderExcluir
  30. Adorei o texto e suas explicações! Parabéns! Precisando muito de estar comigo mesmo!

    ResponderExcluir