Yoga ao acordar. Para praticar ainda na cama.

A falta de tempo para praticarmos Yoga é comum a todos nós, daí a idéia de uma seqüência pequena e rápida para fazer ainda na cama.

Mas observe, apesar de simples, esta série contempla todas as posturas necessárias para uma prática de asanas (posturas) completa. Se quiser saber mais, acesse : Como montar sua prática de yoga:

Aqui a coluna movimenta-se em extensão, flexão, rotação, inclinação lateral e invertida.

Após esta sugestão, mantenha-se alguns minutos deitado, solte possíveis tensões e visualize um ótimo dia. Se interessar vá até   Uma seleção de músicas para seu relaxamento (Yoganidra)

Sente-se novamente e faça um respiratório (pranayama), ou simplesmente inspire em 4 segundos e expire em 8, sempre pelas narinas, observando o ar entrar e sair. Outra dica de pranayama você encontra aqui: Aprenda uma técnica de respiração do Yoga para se equilibrar .

Termine com uma meditação. Para orientações clique em Afinal, como eu faço para meditar? Passo a passo. Como fazer.


Algumas dicas para o yoga matinal.
*Prepare-se psicologicamente na noite anterior. faça um acordo com você mesmo de que na hora que o despertador acordar, não haverá desculpas, espreguice e inicie a seqüência.
*Coloque o despertador para tocar 10 minutos antes do habitual.
Outras dicas…. veja aqui Práticas de Yoga ao acordar  ou ainda Pequeno vídeo animado ensinando Surya Namaskar perfeito ao acordar

Obs:
Yoga é praticar a presença no aqui e agora, é posse de si. Mantenha-se atento a seu corpo, mente e respiração por toda a pratica.

Se tiver problemas na coluna, cuidado com a segunda postura (asana).
Problemas neuro/cardiológico ou glaucoma; não execute a sexta postura. Opte por apenas elevar as pernas, de preferência apoiada na parede e com toda coluna no solo. Leia mais em Observações e Cuidados ao praticar Yoga

Outras sugestões de práticas, xereta lá:
Dicas para implementar técnicas do Yoga durante a rotina diária.
Praticar Yoga? Como? Não tenho tempo!
Sugestão de uma prática de yoga básica.
Sûrya Namaskâra ou Saudação ao Sol, vamos praticar?
Uma prática de yoga rápida e descomplicada para fazer em casa.


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Matéria de Jakeline Mejorado

18 comentários:

  1. Gostei muito do conteúdo do seu blog, parabéns Jakeline! E as ilustrações são uma graça... :)

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  2. Pamela querida, fico muito feliz que tem gostado! Se você teve alguma dúvida ou quer sugerir melhorias no blog fique a vontade para nos falar.
    Estamos à sua disposição para fazermos do yoga na prática um espaço cada vez mais colaborativo, com ideias, formas e dicas para se ter o Yoga em prática !
    Um grande abraço e seja feliz!

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  3. oi meu nome é Gilmar a muito tempo tive uma infância difícil e complicada tudo piorou na adolescência fui obrigado a madurecer nas decepções e nas aflições era muito agitado mais decidir da um basta nisso decidi me foca na meditação desde domingo que estou praticando mais comecei sentir os efeitos da meditação hj no 3 dia e estou amando praticar a meditação Yoga e pretendo continua pois quero ser normal poder dormir sem estresse poder cultiva as coisas boas da vida procurei muitas dicas de meditar e as faço de varias formas tanto deitado como sentado acho engraçado o efeito da meditação quando o corpo começo pensei que estava fazendo errado mais é normal é um sinal de que eu estou entrando no ritmo mais quero relaxa completamente uma hora ou outra eu consigo obg por sua atenção gostei muito do blog

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  4. Olá Jakeline, amei suas orientações para nossa prática diária, o que é um grande desafio. Nesse post aqui, a ásana de número 5 tem nome? Ela é uma variação?

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    1. Que ótimo Cesar !! O asana que vc pergunta é uma variação de janushirshasana, seu nome é parivrtta janushirshasana.
      Abços
      Jak

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  5. Olá Jakeline! Tenho praticado essa série nas últimas duas semanas e já tenho sentido a diferença!!! estou começando um blog sobre o mundo feminino e gostaria de saber se posso dividir essa série com as minhas leitoras, lógico, colocando os créditos e o link do seu blog.
    Adorei seu blog! Parabéns, conteúdo super interessante e de qualidade!
    Abraços e boa semana

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  6. Muito obrigada pelas dicas. Será que existe uma sequência assim ( pequena e rápida para fazer ainda na cama) indicada para grávidas?

    abraço

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  7. Sofro de insonia a mais de 2 anos, porém, não quero me impregnar com medicamentos, estou tentando me livrar de uma forma natural.
    Li Yoga para Nervosos do Prof. Hermogenes e acredito que o Yoga pode me proporcionar esta cura.
    Você pode me dar mais algum conselho?

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    1. Continue com o Yoga Renato, há vários estudos que mostram a melhora da insônia com a prática .

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  8. Jakeline, primeiramente grata pelo conteúdo do blog e seu carinho em fazê-lo.
    tenho dificuldades em fazer o exercício dois dessa sequencia. você pode me dá uma dica?

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    1. Ola, Samis, faça uma retro flexão simples, apenas levando o pescoço para traz, com leve curvatura da coluna.

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  9. Olá, Jakeline! primeiramente, quero dizer que adorei o site :) as dicas são ótimas. No entanto, tenho um pouco de receio de praticar algumas das asanas pq acho que tenho cifose(conhecida como concurdez) , ainda não fui ao médico para ter certeza sobre isso, mas é visível a minha postura. Por isso o meu medo. Mas sei que pode ajudar. Só não sei qual a mais adequada para eliminar a tensão na coluna.

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  10. Jakeline,Parabéns
    Amei seu blog, encontro todas as respostas que procuro
    Namaste♡

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  11. Boa noite Jakeline! Achei muito interessante as dicas do seu blog. Sempre tive vontade de fazer yoga, porém eu achava que era uma coisa chata, ao ler sobre o assunto percebi que é muito bom para a saúde. Parabéns

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  12. Oi! Manter quanto tempo em cada posição?

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    1. Oi Gi, experimente por 3 respirações e vá adequando o quanto for confortável .
      Abraço!

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