10 Dicas para praticar Yoga em casa e manter a disciplina. (1˚ parte)


Observe: São sugestões, não um manual a ser seguido. 
A idéia é descomplicar, facilitar, “dar o start” para ter a prática do yoga em seu dia a dia, e não engessa-lo. 
Adote as dicas que sentir que vão lhe ajudar neste sentido.



1.    Não tenha expectativas .
A maioria das vezes não conseguimos iniciar uma prática em casa pois a idealizamos de mais. Imaginamos que devemos praticar por 1 hora para obtermos resultados , executar com perfeição as técnicas  ou repetir a aula tal qual a que aprendemos com instrutores. Na verdade, a importância e efeito esta em mantermos frequência na prática. Para tanto devemos iniciar com o tempo que for possível e com as técnicas que dominamos, “básicas” ou “avançadas”. Yoga é um caminho, é dia após dia. É principalmente atitude, presença, auto observação, posse e responsabilidade em ações e pensamentos enquanto praticamos.


2.    Proponha-se a Meditar
Reservar um tempo para se distanciar do mental viciado , compulsivo por pensamentos e condicionado para se perceber, meditar, afastar-se do rodamoinho causado pelo furacão  que nos mantem adormecidos de nós mesmos.

Comece nem que seja com 1 minuto, 1x ao dia. Após alguns dias, passe para 5 minutos e vá aumentando conforme você sinta que será possível manter.

Determine local, hora do dia . Crie um ritual para tal.
Ex: Acorde, tome banho, faça alguns asanas e sente-se para meditar.
Aqui a frequência e  constância é mais importante que o tempo da meditação. Tenha como objetivo meditar ao acordar e antes de dormir.

Há a necessidade de parar, de silenciar. Silenciar se em si mesmo para poder ascender nosso universo interior, entrar em contato com si mesmo e renovar.

Passar a atuar de acordo com o que realmente tem a ver com nossa essência, e não agir apenas no condicionamento social.

3.    Defina melhor horário e tempo real disponível.
Qual o período/ horário do dia, quantas vezes por semana, dias da semana e tempo disponível pra prática, mas seja flexível, nem sempre é possível manter a mesma rotina, prepare-se para outras possibilidades.


4.    Escolha um espaço
Observe que um ambiente amplo, cheio de EVAs, silencioso e com uma          iluminação adequada será difícil de conseguir em nossas casas cada vez menores e com tanta coisa e pessoas ao mesmo tempo, mas não se preocupe, não é isto o  essencial. Ter um canto , mesmo aquele que você tenha que arrastar um móvel para abrir um espaço suficiente para um mat, mas que seja sempre o mesmo, facilita para ter disciplina.



5.     É interessante adquirir um mat , além de amortecer seu corpo contra o  solo, funciona como um ambiente móvel para praticar em parques, viagens, praia... enfim.



6.     Inicie com asanas mais simples, para ir dominando a técnica de forma gradual e poder avançar sem risco de causar lesões ou mesmo desanimo em continuar por não conseguir executar



7.     Tenha sequências da prática pronta e treine por algumas semanas antes de iniciar nova sequência.



8.     Determine um tempo para cada Asana.


9.     Pense em praticar um tipo de pranayama especifico por mês, para sentir efeitos, interiorizar a técnica, sentir qual pranayama você prefere.


10. É melhor uma prática simples mas constante que outra muito elaborada, mas difícil de executar. Aliás, constância é fundamental, é preciso praticar para trilhar o caminho do yoga que é da libertação. Yoga é uma filosofia de vida prática, não se avança somente com teorias.

Outras dicas? Vamos lá Acesse estes links:
Dicas para praticar em casa e manter a disciplina: Tenha um caderno (2˚ parte)
Dicas para implementar técnicas do Yoga durante a rotina diária.
Práticas de Yoga ao acordar (apesar da preguiça...)
Como montar sua prática de yoga. Comece já!

E algumas dicas de seqüência de posturas (asanas)
Sugestão de uma prática de yoga básica.
Uma prática de yoga rápida e descomplicada para fazer em casa. 
10 sugestões de praticas de yoga para inspirar.
Uma aula de relaxamento. Passo a passo

Matéria de Jakeline Mejorado. Compartilhando ideias para que o Yoga não fique só na teoria.
Caso queira receber nossos artigos, curta a nossa página aqui no FB  https://www.facebook.com/YogaNaPratica



Obs: Imagem retirada da internet. 

10 comentários:

  1. Jake, algumas sugestões de asanas para fazer em casa? Para iniciantes? :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar Letícia, ja estou preparando as fotos e logo vou postar uma sequencia bem legal e pratica para fazer em casa OK?!
      Bjs

      Excluir
    2. Veja estas dicas aqui no site de seqüência de asanas:
      Sugestão de uma prática de yoga básica.
      Uma prática de yoga rápida e descomplicada para fazer em casa.

      Excluir
  2. Olá Jakeline, adorei sua iniciativa em incentivar os alunos à prática em casa. Eu gostaria de mencionar o www.yogaway.com que é uma ferramenta, também em português, para o usuário desenvolver a sua própria sequência de Yoga. Escolhendo as posturas, definindo o seu próprio tempo por postura e assim gerar sua sequência como um slide. Muito bacana!
    Namastê

    ResponderExcluir
  3. Estou seguindo estas dicas e estou praticando diariente há um mês. Obrigada pelas dicas! Tô muito feliz por ter tirado do mundo dos sonhos e ter iniciado. Abraços e luz. 🙏

    ResponderExcluir
  4. Sou orientadora de Prática Hatha Yoga em São Paulo, e a materia sem dúvida ajudará aos alunos terem como hábito diario treinar o auto conhecimento (corpo e mente). Com a técnica aplicada nos exercicios praticos se avançará dia apos dia! Gratidão pela matéria !!! Cléo Coltri

    ResponderExcluir
  5. Que legal Cléo o seu retorno! Obrigada pelo carinho da gratidão !
    Abraço fraterno
    jak

    ResponderExcluir
  6. olá,gostaria de saber se com a pratica do yoga pode haver o emagrecimento.

    ResponderExcluir
  7. Oi Jackeline, amei suas dicas, faço um curso capacitação e como é só um final de semana por mês, fica muito difícil ser disciplinada em casa. Obrigada por existir pessoas iguais a você no mundo. Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcia querida! Obrigada !!!!!
      Apareça sempre por aqui!
      bjs

      Excluir