Mas afinal... Na prática, o que é o Yoga?


Lembro da minha primeira  aula de  yoga, há alguns bons anos. 
Meu Deus, pensei, isso é puro malabarismo, Circo de Soleil???

Posturas, chamadas de asanas no yoga , faziam sentir que aquele meu corpo, sem a menor consciência corporal , flexibilidade ou força, não poderia fazer parte daquele mundo.

E a meditação então... Sentar com a coluna ereta, olhos fechados e pernas cruzadas. Novo problema, minhas pernas começaram a formigar, minha coluna insistia em mudar de posição . Desastre.
Aí a instrução : Pare de pensar. O que???

Minha mente parece que reagiu como quem esta ameaçada e disparou em pensamentos e briga, muita briga interna. Pare de pensar, pare de pensar, pare de pensar, e assim... Eu não parava de pensar.
Desisti.
Sai da aula frustrada.
Definitivamente eu não pertencia aquela sublime classe de pessoas que davam nó em seus corpos e mente com total domínio e graciosidade.


Mas aconteceu que fiquei intrigada, não era possível renunciar assim. Algo interno que parece, queria despertar, dizia, vai lá, tente de novo...
Desconfiada, ressabiada, mas pensando em enfrentar a Fera (do Yoga), lá fui eu...

E briguei de novo, e de novo, com meu corpo e minha mente, mas agora surgia um certo prazer. 
Sentia que no fundo, o embate era para eu tomar posse do meu ser, não era só corpo, era uma luta contra condicionamentos estéreis, ideias rígidas , ilusões e indisciplina com meus propósitos.

Percebi que o yoga não era somente um conjunto de técnicas sistematizadas, frio e distante dos seres comuns. 
Havia um poder ali, e acessível. Era como uma chave que aos poucos resgatava o que nem sabia , ou sentia que tinha.

Desconstruir toda a fantasia social que criei e encontrar meu centro, minha essência, meu divino. Percebi que não seria fácil,  e que o fim seria o caminho, as pequenas conquistas.

Cada pratica, vestia-me nas posturas  (ou asanas), de forma presente, consciente, inspirando e expirando.
Meu corpo entendia e avançava , paciente e gentil, dentro do meu ritmo e limitação, era uma sensação de vitória, de poder comigo mesmo, de tomar posse do meu ser, milímetro a milímetro.

Entendi que Yoga não é saber dominar todas as posições, nem se consigo executar com maestria determinada técnica, ou o tempo que consigo meditar, e sim o quanto me descubro a cada dia, o quanto desenvolvo minha disciplina em prol a minha evolução, o quanto me conecto, me sinto, estou presente, e dissolvo minhas ilusões , expectativas, apegos. Se fico em paz, verdadeira e feliz em estar apenas em minha companhia.
Quer umas dicas? Acesse;    Mas o Yoga é para todos? E eu? Posso?
Observações e Cuidados ao praticar Yoga 
Como montar sua prática de yoga. Comece já!
Afinal, como eu faço para meditar? Passo a passo. Como fazer.


Curta a nossa página no FB. https://www.facebook.com/YogaNaPratica 
Matéria de Jakeline Mejorado




10 comentários:

  1. Lendo este teu relato, me transportei a seis anos trás quando comecei minhas práticas...
    Tudo muito parecido com o que foi pra mim esse encontro com o Yoga... Emocionada!!
    Ester Rodrigues.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante como se processa nossas transformações e aceitação do novo né !?
      Obrigada pelo seu relato Ester. A ideia é que este espaço seja cada vez mais colaborativo, com ideias, formas e dicas para se ter o Yoga em prática !

      Excluir
  2. Olá, eu gostaria de saber se existe algum DVD, livro ou qualquer coisa que você possa me indicar para aprender mais sobre o Yoga e como nós evoluimos psiquicamente com ele, pq eu gostaria muito de fazer aulas, mas não tenho como pagá-las ainda :( poor enquanto, é só emc asa mesmo, mas eu gostaria de estudar mais e me informar mais a respeito, porque para mim reduzia-se apenas a uma prática relaxante e benéfica para meu corpo, mas vejo que é bem mais do que isso.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Ninfadora,
      Dê uma olhada neste artigo de como montar sua pratica, acho que pode lhe ajudar http://www.yoganapratica.com.br/2013/06/como-montar-sua-pratica-de-yoga.html

      Excluir
  3. Olá Jakeline, parabéns pelo blog, tenho acompanhado há algum tempo. Aproveito muito as playlists e alguns dos aplicativos para celular sugeridos também.

    Neste artigo, achei o trecho abaixo brilhante:

    "Entendi que Yoga não é saber dominar todas as posições, nem se consigo executar com maestria determinada técnica, ou o tempo que consigo meditar, e sim o quanto me descubro a cada dia, o quanto desenvolvo minha disciplina em prol a minha evolução, o quanto me conecto, me sinto, estou presente, e dissolvo minhas ilusões , expectativas, apegos. Se fico em paz, verdadeira e feliz em estar apenas em minha companhia."

    Obrigada por dividir conosco seus conhecimentos, de maneira tão gentil!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, obrigada pelo seu retorno tão motivante!!!
      Seja sempre muito bem vinda!

      Excluir
  4. Olá! Adorei o blog, de todos que encontrei,esse foi o que de forma mais simples elucidou algumas dúvidas que tinha. Sou iniciante no yoga,portanto,tenho muitas dúvidas e dificuldades - a respiração tem me dado trabalho! Rsrs.. Parabéns pelo blog e espero que ele continue!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari!
      Fico muito feliz que de alguma forma o blog tem te inspirado. O Yoga é fascinante, vale a pena ser tocado, é uma ferramenta forte para "nos colocar no eixo" , entender nossas emoções e tomar posse do nosso eu.
      Terei imenso prazer de compartilhar o que eu souber para ajuda-la entrar nesta senda tão especial que é o yoga (pelo menos foi e é pra mim e para as pessoas que conheço que entraram em contato)
      Um grande abraçø, e mande sugestões de temas para abordagem…
      Otima semana, com muita inspiração e energia!!!!
      Jak

      Excluir
  5. Bom Dia Jakeline, foi exatamente assim que me senti hoje ao tentar as posições da matéria yoga ainda na cama. Totalmente inflexível e dolorida, não consegui segurar uma posição se quer. Para começar, eu precisaria de um instrutor ou conseguiria iniciar sozinha?
    Grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila,
      Minha dica é que a principio vc procure uma escola de yoga, ou praticas em parques , associações... Há muitos programas de yoga gratuito, pela internet vc encontra em sua região . Digo isso porque acho importante um primeiro contato com o yoga acompanhado por um instrutor capacitado, para lhe orientar quanto a uma maior consciência corporal, execução correta das posturas e demais técnicas , para que você não corra o risco de se machucar na prática. Feito isso, ai sim vc seguiria sua pratica em casa.E é ai que o blog poderia te ajudar, dando ideias e dicas. O universo do yoga é muito vasto , uma filosofia de vida mesmo, e realmente é bastante difícil iniciar sozinha, só com consultas variadas.
      Veja , não quero que você se sinta desanimada com isso, não, apenas o intuito é que você comece mais segura, embasada e ai então siga sua prática pessoal entende.
      Grande Abraço
      jakeline

      Excluir