20 Dicas práticas para iniciar já uma alimentação mais saudável!


O segredo deste tipo de alimentação é variar o máximo possível, para obter tudo que se precisa.

1˚ dica: Tenha em seu prato sempre a combinação de feijões (leguminosas) com algum tipo de cereal. É o famoso arroz com feijão, mas veja, há inúmeras possibilidades de combinações, esta é apenas a mais famosa. 
O segredo é:
Quanto mais você variar, melhor! Olha lá...
Leguminosas: Feijões (Branco, azuki, preto, carioquinha, jalo...),
Ervilha, Lentilha, grão de bico, soja.
Use sempre algum tipo de feijão e varie o tipo, eu faço assim, uma semana o carioquinha, na outra o branco, depois preto e lentilha na quarta semana. 
Uma dica: Deixe as leguminosas de molho por aproximadamente 12 horas, depois, despreze essa água.
Cereais: Arroz, milho, Quinua, Trigo (Macarrão, pão) Fubá, Aveia.


2- Tenta na medida do possível trocar o arroz branco pelo integral ou ainda melhor, pela quinua, tão fácil e rápido de fazer como o arroz branco, perfeito também para fazer tabule, hambúrguer.... enfim. É o cereal mais completo que temos.


Nem preciso dizer para abusar de legumes, hortaliças, temperos e frutas 

3- Se facilitar, separe um dia para congelar porções semi prontas.
Sem dúvida, o fresco é melhor que o congelado, mas o congelado é melhor do que não ingerir nada por falta de tempo ou disposição, então, congele em pequenas porções frutas para que você facilmente faça um suco natural.
 


4- O mesmo vale para legumes, pegue 1 dia no mês e prepare porções de legumes para que você adicione em refogados, tortas, arroz, mexidos…




5- Tente ir a feira. É realmente estimulante ver aquela variedade de cores , perfumes e formas de frutas e vegetais.
A cada 3 dias, deixe lavadas e cortadas porções de frutas
Habitue-se a levar de lanche .

6- Faça a mesma coisa com saladas. Lave e coloque em um pote com tampa, ou faça porções como a imagem, assim não há desculpa para não usar durante as refeições ou participando de um lanchinho.

7- Tome diariamente o suco verde.
Para facilitar e tornar o processo prático, 1 vez por semana, lave: 1 pé de couve (melhor o orgânico, dura mais alem de tudo), 10 maças, 5 pepinos caipira (tem mais liquido) pequenos , um pedaço de gengibre e 5 limões. (estes 2 últimos são opcionais). Deixe tudo dentro de uma vasilha tampada, a couve deve estar enrolada em um pano de prato (para durar mais). 
Ao acordar, é so separar 1 porção (4 folhas de couve, 1 pepino, 2 maças, 1cm de gengibre e o suco de 1 limão) e passar na centrifuga.

8- Se não for possível o suco verde, tome agua morna com 1 limão espremido logo ao acordar, ainda em jejum

9- Varie nas opções de lanches.
Faça homus (pasta de grão de bico), tão fácil e rápido, para passar no pão. 
Um patê de tofu também seria ótimo. É perfeito e completo (cereal com leguminosa).

10- Para outros lanchinhos , faça um mix de castanhas, fácil de levar em qualquer lugar. Ameixas secas, nozes, castanha do pará, damascos, castanha de caju, uva passa. Pode incrementar com semente de girassol… 
No centro de Sao Paulo ha a Zona Cerealista, é onde se encontra melhor preço, mas se for difícil ir ate lá, qualquer lojinha de produtos naturais você encontrará estes ingredientes.Há várias opções de venda on line também.
Varie um pouco também as opções, coloque ameixa uma vez, na outra damasco, e vá fazendo assim para não enjoar.

11- Faça esta granola, é fácil, nutritiva, rende o suficiente para pelo menos 1 mês. Veja lá: Granola. Isto ira garantir um lanche rápido e nutritivo.



12- Temperos verdes são ricos em cálcio, abuse!!!!.
Esta é uma ideia prática para ter sempre as mãos. (veja ilustração de congelar temperos)

13- Habitue-se com os chás,  propiciam muito, são saborosos, quentinhos, reconfortantes, eficientes pra hora que não sabemos o que queremos, eu pego dicas ótimas no site da Doce limão / conceição Trucom, e sempre faço este aqui Chá Digestivo e Desintoxicante

14- Insira linhaça ou Chia em sua alimentação. Sao ricos em Omega 3. Coloque em sucos ou Iogurte, não apresentam gosto algum, apenas uma certa viscosidade.

15- Ao escolher o óleo, prefira do de oliva extra virgem prensado a frio. Use-o sem aquecer. Outra ótima opção é o óleo de côco, que não perde as propriedades ao ser aquecido.

16- Tome sol para garantir a vitamina D!!! 5 a 30 minutos são suficientes.

17- Diminua o sal! Retenção de liquido, perda de cálcio pela urina, aumento na pressão arterial, são alguns dos problemas de sua ingestão excessiva. Quer uma opção, veja aqui Sal de Ervas com Gergelim.Fácil! Aprenda a fazer!

18- diminua o açúcar.  Vá se habituando com o gosto menos doce. Opte pelo açúcar de côco, ou melado, stevia, ou ainda o agave.

19- Tente comer de 3 em 3 horas para não ficar com muita fome.

20- A noitinha, vá de sopa ou salada ,conforme a estação. Abuse nos legumes e se possível acrescente algum grão, como Grão de bico, feijões, quinoa...Prepare no inicio da semana, ja lavando e montando kit para cada dia. Crie um menu para facilitar.


Mitos e preocupações para quem deseja eliminar ou diminuir a carne:

A velha pergunta : E a proteína?
As leguminosas citadas logo no início do texto ( feijões, ervilhas...) , assim como as oleaginosas,  e as sementes  fornecem quantidades suficientes, mas com o beneficio de fornecerem fibras, ausentes na carne.

E as suplementações???
Informe-se sobre a vitamina B12, talvez seja interessante uma suplementação.
Dê preferência aos alimentos ricos em cálcio ( gergelim, brócolis, couve, temperos verdes, iogurte, tofu...), ferro ( feijões, castanhas, amêndoas, quinoa...) e zinco (cereais integrais e feijões). Lembre-se, a vitamina C melhora a absorção do Ferro e a melhor absorção do cálcio , depende da Vitamina D (sol!!)


Uma observação importante, não sou nutricionista, apenas gosto e estudo sobre alimentação vegetariana, se quiser, posso indicar ótimos profissionais da área OK?!
Imagens de Pinterest.

7 comentários:

  1. OBRIGADA JAKELINE,ADOREI AS DICAS! ABRAÇO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Fico feliz com seu comentário! Sem duvida é um estimulo para continuar a compartilhar! abçs Jak

      Excluir
  2. Adorei as dicas!!! Estou precisando melhorar (e muito) a minha alimentação.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom gostei da forma pratica e descomplicada que postou as dicas. obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Jak, seu blog é ótimo. A tempos procurava algo parecido para estudar, aprender e aplicar no dia a dia. Até que enfim achei, você é maravilhosa e escreve maravilhosamente bem, parabéns !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fred ! Que coisa boa receber essa sua energia de gratidão , apareça sempre por aqui!!!

      Excluir