
Poucos de nós conhecem objetivamente como é na realidade o interior da mente.
Nossos medos e desejos predominantes tornaram-se tão familiares para nós que nem mesmo os notamos; são como o rufar incessante de tambores, presente na obscuridade de nossos pensamentos.
Por isso, como exercício preliminar, é bom gastar algum tempo a cada dia olhando a nossa mente, escutando esse rufar de tambor.
Provavelmente não vamos gostar do que ouviremos e veremos, mas precisamos ser bastante pacientes e objetivos.
Dessa forma, a mente tornar-se-á, aos poucos, mais calma.
Ela fica confusa, por assim dizer, diante de sua própria avidez e estupidez.
Porque quantidade nenhuma de julgamento exterior é tão eficaz e penetrante como a nossa própria e singela auto fiscalização.
Se prosseguirmos regularmente com esse exercício durante vários meses, por certo progrediremos no que tange ao controle mental."
Swami Prabhavananda e Christopher Isherwood, Como conhecer Deus - Aforismos de Patanjali, página 105
Cada dia mais temos consciência do quanto nosso mundo exterior é um reflexo de como reagimos emocionalmente as circunstâncias , criando um circulo vicioso de impressões e causas reativas.
Assim, perceber que nossa mente é um aparelho de interpretação do mundo exterior e interior, e não o que somos em essência, torna-se fundamental.
A partir dai, como fica muito claro no texto de Prabhavananda, nossa postura deve ser de observar a mente, perceber como se criam os pensamentos e consequentemente emoções, como surgem os conteúdos e se posicionar decidindo o que a mente deve ou não focar, quebrando sua atividade condicionada e influenciada por condições externas.
E é por isso que vejo o yoga como caminho.
Sugerindo passos, etapas, técnicas ; o yoga nos conduz a tomarmos posse de nós mesmos.
Todo preparo do corpo, através dos asanas (posturas), pranayamas (respiratórios ) e outras técnicas, despertam nossa percepção para meditarmos e sair do aprisionamento da mente.
Experimente por você mesmo…
Se quiser uma dica para iniciar, comece por aqui: Afinal, como eu faço para meditar? Passo a passo. Como fazer. ou Mas o Yoga é para todos?
Conhecer a mente é um processo eterno e delicioso! Comecei a pouco tempo a desvendar a minha, e é incrível quando passamos a nos enxergar do lado de dentro.
ResponderExcluirMaravilhosa sua matéria. Beijo e boa semana!
Cara Angelica, obrigada pelo seu carinho e gentileza em compartilhar suas impressões, experiências e elogio!
ExcluirNamastê
Excelente a sua matéria. Esta é a primeira vez que visito o seu blog, com certeza voltarei outras mais ;)
ResponderExcluirQue legal Fabíola!
ExcluirSeja muito bem vinda... e venha quantas e quantas vezes desejar!
E se possível , conte suas experiências com a meditação também .
bjs e ótima semana!!
jak