Meditação pode mudar seu cérebro. (vídeo)


Curiosa e a princípio descrente de como simples posturas de yoga e meditação poderiam alterar estados de estresse e reduzir sintomas de inúmeras doenças como depressão, dor  e insônia;  Sara Lazar, cientista, resolve investigar.

Ao iniciar suas pesquisas, observa que todo comportamento repetitivo pode levar a alterações do seu cérebro. Isto é neuroplasticidade e questiona se a meditação pode mudar a estrutura cerebral.

A partir de um estudo envolvendo pessoas comuns que iniciaram o estudo, percebe que a meditação desacelera ou previne o declínio natural da estrutura do córtex relacionado com a idade, com significativa melhora na aprendizagem, memória, controle das emoções, empatia, compaixão, confiança no futuro e estresse.

Interessou-se pelo assunto leia também  : Afinal, como eu faço para meditar? Passo a passo. Como fazer. e Desejos # Ficar no agora # Meditação .




Se preferir, ative as legendas em português.

Obs: imagem retirada da internet Caso nao consiga visualizar o vídeo, tente pelo link: http://youtu.be/m8rRzTtP7Tc

8 comentários:

  1. Ola, o video nao funciona. Tentei no celular e nao consegui tambem. Tem no youtube ?

    grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Henrique, obrigada por informar… Já acertei, mas caso continue com dificuldades, o link no youtube é http://youtu.be/m8rRzTtP7Tc .
      How Meditation Can Reshape Our Brains: Sara Lazar at TEDxCambridge 2011
      Abçs!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Oi Luciano, é só clicar no quadradinho ao lado do circulo que aparece em baixo, na barra de ferramentas do video .
      Abçs

      Excluir
  3. Oi Jakeline,

    Amei seu site!
    Eu estava na internet em busca de como me tornar uma pessoa mais inteligente no sentido de memória, curiosidade, foco, otimização de tempo, inteligência emocional, e outras coisas. E nas últimas fontes, acabei encontrando algo chamado 'Síndrome do Pensamento Acelerado', que o psiquiatra brasileiro Augusto Cury descobriu. Bom, pensei em como eu me encaixava nessa nova doença e comecei a pesquisar coisas que recomendavam para ajudar. Achei a meditação, e aqui estou eu kkkk

    Só preciso de um conselho de uma profissional nessa área... Estou com 16 anos e me preocupo com esse bem estar, mas não tenho tempo e nem tanta força de vontade para fazer um intensivo de meditação. Quero uma melhor qualidade de vida, como o vídeo fala, mas eu realmente preciso de um conselho kkk Como eu faço isso? Como eu começo? Espero que me ajude.

    De uma nova leitora do blog. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Barbara!! Seja muito bem vinda!
      Veja estes links, acho que podem lhe dar mais algumas dicas:
      http://www.yoganapratica.com.br/2013/08/afinal-como-eu-faco-para-meditar-passo.html
      http://www.yoganapratica.com.br/2013/07/dicas-para-praticar-yoga-em-casa-e.html
      Espero ter ajudado...
      Uma ótima semana, cheia de energia e disposição!
      Jak

      Excluir
  4. Oi...adorei o site...muito instrutivo e descomplicado...parabens...aprendi bastante...vou praticar.abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris!
      Fico muito feliz que de alguma forma o blog tem te inspirado. O Yoga é fascinante, vale a pena ser tocado, é uma ferramenta forte para "nos colocar no eixo" , entender nossas emoções e tomar posse do nosso eu.
      Terei imenso prazer de compartilhar o que eu souber para ajuda-la entrar nesta senda tão especial que é o yoga (pelo menos foi e é pra mim e para as pessoas que conheço que entraram em contato)
      Um grande abraçø, e mande sugestões de temas para abordagem…
      Otima semana, com muita inspiração e energia!!!!
      Jak

      Excluir